Devido a ações do tempo e a hábitos dos pacientes, assim como patologias, a pele facial sofre algumas consequências que influenciam na visão. Basicamente, a Plástica Ocular, é uma subespecialidade da Oftalmologia que cuida da região próxima aos olhos, no terço superior da face. Trata de problemas relacionados com as pálpebras, vias lacrimais e órbita.
É uma uma Plástica Ocular que remove as bolsas gordurosas palpebrais e o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores, suavizando e rejuvenescendo a expressão de homens e mulheres. O procedimento da Plástica Ocular de Blefaroplastia é realizado através de cortes no sulco da pálpebra superior e na linha abaixo dos cílios na pálpebra inferior.
São cirurgias para retirada de tumores oculares e/ou palpebrais. Neste caso deve-se separar o tecido ou todo o tumor para realização de biópsias.
Afeta geralmente pessoas muito expostas ao vento e ao sol e caracteriza-se por uma lesão (tumoração fibrosa) que vai crescendo lentamente ao longo da vida. Também conhecida como “carne nos olhos”, o Pterígio pode crescer a ponto de cobrir a pupila e prejudicar a visão. Apesar de não ser grave, é uma doença com sinais desagradáveis e a Plástica Ocular resolve este problema. A Cirurgia de Pterígio é realizada com um transplante da conjuntiva sadia do próprio paciente. É um procedimento rápido e realizado com aplicação de anestesia local. O tempo de recuperação é curto e os pacientes podem retomar suas atividades após alguns dias.
O calázio (inflamação palpebral causada por obstrução sebácea) e só pode ser removido cirurgicamente após a diminuição da inflamação inicial.
Procedimento cirúrgico realizado para desobstrução dos canais lacrimais ou diagnósticos de obstruções das vias lacrimais.